Jackson Junior - Digital Product Designer

Finco

1. Necessidade

A tarefa diária de manter o controle de suas contas mensais em dia parece fácil, mas ainda é raro encontrar uma aplicação simples, direta e com o foco somente nas suas despesas fixas do mês.

Sempre usei planilhas e aplicativos para controlar minha vida financeira, mas ainda me sentia incomodado com tantas funcionalidades para resultar em uma única necessidade: saber se eu já paguei minhas contas do mês. Não tinha real interesse em controlar meus gastos e fazer planos futuros, mas sim gerenciar minhas contas pagas e vencidas.

2. Pesquisa

Pesquisar foi um ponto chave para a ideação. Consegui comparar alguns produtos (web e mobile) existentes no mercado e extrair informações de como conseguir idealizar um MVP em cima de uma necessidade bem específica: organizar despesas fixas.

Benchmarking

Pesquisar o setor de finanças online ajudou a conhecer os serviços existentes e mais conhecidos do segmento. Foi importante enxergar as soluções que os produtos já utilizam e como eu poderia aproveitar funcionalidades que já funcionam para os usuários e começar um processo de inovação.

Review nas lojas

Entender as dores dos usuários fez parte do processo de pesquisa. Foi um "match" entre a minha necessidade com as necessidades reveladas nas reviews dos aplicativos disponíveis nas lojas. Detalhar os elogios, entender as dores e documentar os desejos foi o ponto crucial para começar um diagrama de afinidades entre os comentários.

3. Ideação

O próximo passo depois da pesquisa foi idealizar o produto. Precisava deixar um pouco mais o que significava o MVP e para quem e como ele iria servir.

É - Não é - Faz - Não Faz

Proto-personas

4. Arquitetura de Informação

Mapa Mental

Wireframes

5. Branding

5. Design de interface

Protótipo navegável

Você pode acompanhar o MVP através de um protótipo navegável no InVision. Para a uma melhor experiência, acesse pelo o celular.

Acessar protótipo